quinta-feira, 25 de novembro de 2010

LER E ESCREVER - GEOGRAFIA

Análise reflexiva do texto “Ler e escrever a geografia para dizer a sua palavra e construir o seu espaço”

Alunas responsáveis: Laura de Paulo e Rosane Silveira



Ler e escrever a geografia

A geografia, assim como as demais disciplinas, não pode e não deve ser estudada isoladamente, pois aprendemos aquilo que tem significado. O velho e rançoso modelo que vem sendo proposto pela escola tradicional, vem concedendo à geografia o título de ciência desinteressada ,repassadora de informações atualizadas e apolítica.
 Essa visão ingênua e descompromissada da geografia, respaldada em metodologias reprodutivistas, que privilegiam a mecanização do ensino por meio da memorização de informações soltas e desconectas, não se aproxima em nada da neutralidade política. Pelo contrário, faz-se conservadora na medida em que a visão dissociada e irreal do mundo ,por ela oferecida , tem como produto final a formação de alunos para uma cidadania contemplativa e inerte.
 Ensinar não é repassar informações aos alunos, mas criar condições para que eles construam seu conhecimento. A geografia não deve se valer de conceitos prontos que serão memorizados artificialmente pelos alunos, pois educar e fazer ciência implica em estabelecer relações entre escola e vida, entre sua área e outras áreas.
 O bom professor não se caracteriza pela quantidade de conteúdos oferecidos aos alunos, portanto não há motivos para permanecermos algemados a um currículo inóspito que apresenta uma visão fechada do mundo. Esta aparente neutralidade esconde uma visão ideológica. Ser tradicional é uma visão política e não científica.
 Os entulhos da prática pedagógica ineficiente e politicamente conservadora precisam ser removidos e substituídos pela prática pedagógica dialógica que propõe uma educação como prática de liberdade .O diálogo, legado de Paulo Freire, rompe com o autoritarismo, não reduz o outro, envolve respeito. Não se prende a perguntas protocolares, suas perguntas são abertas e exigem posicionamento. 
 Ler e escrever a geografia é permitir que por meio dela o aluno entenda melhor o mundo e a sociedade em que vive. É não se ater à descrição do espaço, mas percebê-lo em nosso dia a dia(não só nas aulas e mapas).Entender o espaço em que habita é sinônimo de entender o mundo, pois este reproduz as relações sociedade e natureza. No espaço estão presentes aspectos políticos, econômicos e culturais da sociedade.
Ler e escrever na geografia compreende o saber situar-se e posicionar-se em relação ao espaço. Posicionar-se de forma crítica em relação às desigualdades sócio espaciais,pois quem discute território discute poder, quem reclama espaço está reclamando poder. A geografia que se faz como prática de liberdade, estimula a participação oral e escrita do aluno/a, rompe as fronteiras disciplinares, supera o senso comum e suscita o desejo de transformação. Ler o mundo para transformá-lo, escrevendo-o em condições sócio espaciais mais justas.

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