quinta-feira, 18 de novembro de 2010

As metrópoles

CURSO DE PEDAGOGIA
AS METRÓPOLES
Symone de Araujo Souza

Sabe-se que antigamente as pessoas residiam em pequenos povoados ou nas zonas rurais, mas isto começou a mudar desde a década de 40 com o processo de industrialização , no Getúlio Vargas, quando as pessoas começaram a mudar para as cidades à procura de trabalho já que existia a necessidade de mão de obra. Porém por falta de formação suficiente essas pessoas não conseguiam conquistar os empregos que eram oferecidos, e agora nas cidades sem emprego foram sendo marginalizados e se relocando em favelas.
Mas este exodo rural se potencializou na década de 70 quando a mecanização chegou nas lavouras e os trabalhadores rurais não tinham como manter seus antigos empregos por falta de conhecimentos tecnológicos. Com a mudança de tantas pessoas para as metrópoles surge a necessidade de que as pessoas com recursos se deslocassem para outras áreas, este movimento populacional tem três características:


  • Redistribuição: Deslocamento de uma parte para outra da cidade: exemplo do centro para a periferia.
  • Concentração: Novo ambiente de concentração como condiminios fechados
  • Competição: Disputa pelo solo, envolve dinheiro.

Este aumento da população ao meu ver não causaria as desigualdades sociais que temos hoje em dia pois se todos tivessem o necessário ninguém teria tão pouco, mas como a nossa sociedade está submetida ao capitalismo surgem moradores de rua, menores abandonados, desempregados que não conseguem suprir suas necessidades mínimas. Além disto a classe média também sofre por falta de recursos, o transporte coletivo é precário, os impostos são altos, a carga horária é cansativa e o custo residencial é exagerado. Por isto as pessoas vivem em meio a cobranças e correrias e não tem tempo para lazer, além disto existem poucos espaços para o lazer, muito menos ao ar livre, os espaços para lazer em sua maioria também vem com intuito de gerar lucro, pois são shoppings, cinemas, teatros e praças (geralmente próximas a grande ou pequenos comércios), ou seja o próprio lazer é regido pelo dinheiro.
Nos dias de hoje graças a essas diferenças sociais muitas coisas estão mudando e para pior. Por exemplo temos comunidades com condições de segurança precárias resultando na abertura de espaço para vandalos agirem. Para evitarmos que futuros vandalos venham a existir,devemos prezar pelo ensino de qualidade em nossas escolas,só assim a educação tomará posição na vida de crianças e de jovens. Mas já que tudo na sociedade gira em torno do capitalismo não se investe dinheiro em educação, pois o investimento em educação não tem retorno imediato e o que se busca é o lucro fácil e abundante, o mesmo ocorre com a saúde e com a segurança.

*Texto contruído a partir do texto: "Apresentando a metrópole na sala de aula"- Ana Fani Alessandri Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário