terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Projeto Recursos Naturais

Responsáveis:Rosane Silveira, Laura de Paulo e Symone

Justificativa

Os seres humanos necessitam de uma diversidade de materiais extraídos da natureza para desenvolveram suas atividades cotidianas, sendo que alguns destes estão diretamente ligados à manutenção da vida.
A relação homem e natureza ultrapassa a dependência e faz-se interdependência, na medida em que a exploração excessiva dos recursos naturais pode promover o esgotamento dos mesmos.
O projeto”Recursos Naturais” propõe refletir acerca das relações homem e natureza a partir da utilização de recursos naturais utilizados em atividades diárias .Pensar e pesquisar sobre origem de cada material e a possibilidade de esgotamento dos mesmos, possibilitará a formação do conceito de recursos naturais e sua classificação em renováveis e não renováveis. Analisar as formas de exploração desses recursos, bem como refletir sobre as consequências dessa exploração, contribui para a formação de cidadãos conscientes, capazes de decidirem e atuarem, de forma responsável e comprometida com a vida, na realidade socioambiental.

OBJETIVO GERAL:
- Promover atividades significativas que levem a compreensão e a apropriação dos conceitos, bem como a conscientização em relação aos recursos naturais, a partir de aprendizagens que desenvolvam seus aspectos cognitivos e sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Socializar suas atividades cotidianas e o uso de materiais indispensáveis ao seu dia a dia;
- Observar e registrar suas hipóteses, percebendo seus hábitos e atitudes no cotidiano;
- Construir o conceito de Recursos Naturais, a partir das atividades propostas;
- Identificar a presença dos recursos naturais no meio ambiente;
- Perceber a importância do uso consciente destes materiais, bem como sua origem e relação com o meio ambiente;
- Valorizar a pesquisa como fonte de informação, aprendendo a fazer uso social da leitura e escrita;

- Resolver as situações problemas, construindo significados mentais para a construção dos conceitos;

- Reconhecer os processos e etapas de transformação destes materiais, construindo um texto informativo sobre o assunto;
- Produzir um texto instrucional
- Utilizar informações obtidas na pesquisa para justificar suas idéias;
- Classificar estes materiais utilizando-se de suas características e propriedades;
- Confeccionar jogos a partir de sucata, apreciando a utilização de materiais reaproveitados;
- Formular hipóteses críticas a respeito da degradação ambiental, bem como depósito de lixo e a decomposição dos materiais;
- Desenvolver o raciocínio lógico, resolvendo as situações propostas pelo grupo, a partir de situações cotidianas;

- Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando-se da linguagem oral e escrita, corporal, matemática, etc., para expressar suas idéias;

- Construir o significado de tipologia textual, a partir da sua utilização em diversos contextos;

- Participar e expressar-se nas atividades em grupo;

- Conhecer e compreender as relações básicas entre a natureza e a sociedade;

- Adotar uma postura ambientalmente coerente através de interações construtivas;

- Perceber nos fenômenos ambientais as causa e efeito, que repercutem no espaço e no tempo, posicionado-se criticamente;

- Compreender a necessidade de conservação e manejo de recursos naturais com os quais interagem;

- Reconhecer-se como parte sujeito atuante na sociedade, percebendo sua responsabilidade em relação ao meio ambiente;


CONTEÚDOS:
- Recursos Naturais e Tecnologia;
- Matérias-primas e os materiais elaborados;
- Leitura e produção de textos;
- Participação em situações que envolvem argumentação de idéias e pontos de vista;
- Educação Ambiental;
- Jogos e brinquedos de sucata;

METODOLOGIA:
Aula 1:
Levantamento da Rotina (atividades diárias do aluno)
1) Que coisas ou materiais são indispensáveis na rotina? (higiene, vestimenta, alimentação, utensílios);
2) Observar a sala de aula (materiais);
3) Listagem dos materiais citados;
Escolher os elementos da lista e identificar sua origem (Conhecimentos prévios). A partir da origem, conceituar recursos naturais.
Montagem de um painel, classificando os elementos:
- Quais podem se esgotar? Quais não podem se esgotar?
Construção de conceitos: Recursos Renováveis e Não Renovavéis.
Tarefa: Trazer sucatas e diferentes materiais alusivos a sua rotina.
Aula 2:
Retomada da aula anterior: Conceito de recursos naturais e sua classificação (renováveis e não renováveis)
Pesquisar a origem dos materiais trazidos:
1)     laboratório de informática, biblioteca;
Texto Informativo (coletivo) sobre o tema estudado;
Confecção do Jogo da memória, utilizando rótulos e embalagens:
1)     combinação da regras;
2)     utilização do jogo (brincadeira)
Aula 3:
Divisão dos grupos por assunto: Madeira, Petróleo, Pesca e Agricultura;
1)     Pesquisar seus derivados, sua importância e classificá-los como renováveis e não renováveis;
2)     Comparar com os registros anteriores
3)     Construção dos conceitos de matérias-primas e matérias elaboradas;
Debate e discussão (problematização): De que forma estamos contribuindo para o esgotamento dos recursos naturais?

Aula 4:
Materiais Elaborados:
1)     Apresentação de uma caixa com materiais diversos (potes plásticos, pilhas, brinquedos, objetos de madeira, colheres, caderno, etc.);
2)     Cada aluno escolherá um material e falará sobre a necessidade de uso do mesmo;
- Discussão: Será que a produção em excesso desses objetos colabora para o esgotamento dos recursos naturais? O que é decomposição?
- Atividade: Os alunos deverão observar várias fichas contendo informações com o tempo de decomposição dos materiais, devendo por dedução escolher um e etiquetar seu material;
- Apresentação de slides sobre o tempo de decomposição dos diferentes materiais.
- Comparação com as deduções;
- Discussão: Onde esses materiais são depositados? Que prejuízos trazem a natureza?

Aula 5:
Levantamento de alternativas a partir da discussão da aula anterior;
Produção de texto informativo;
Divisão em grupos por oficinas: Reciclagem de papel; Confecção de brinquedos; Confecção de jogos – memória, dominó de adição e subtração; Dama e Boliche.
Aula 6:
-Produção de texto instrucional sobre cada atividade desenvolvida na oficina, em grupos;
FECHAMENTO:
Recreio dirigido: A Tuma organizará atividades com as demais turmas utilizando os jogos e brinquedos confeccionados;
Outras Sugestões para continuidade do Projeto:
1)visita a uma fábrica e entrevista sobre as medidas que a fábrica toma em relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável;
2)Trabalho de campo: fotografar as ruas: organização do depósito de lixo, limpeza da cidade, etc;

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