quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Geografia na EJA

CURSO PEDAGOGIA
DISCIPLINA : EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ALUNA: SYMONE DE ARAUJO SOUZA
PROFESSORA/ GILDA GLAUCE MARTINS ALVES

Artigo a partir do texto Ler e Escrever a geografia para dizer a sua palavra e construir o seu espaço" e "Ler a paisagem, o mapa, o livro... Escrever nas linguagens da geografias" do livro "Ler e escrever: compromisso de todas as áreas". ....



A EJA surgiu com o objetivo de atender as pessoas que não tiveram oportunidade de, por inumeros motivos, concluir os estudos em idade adequada, por este motivo é necessário se observar que os alunos da EJA não são como as crianças e adolecentes do ensino fundamental e que diferentemente deles os alunos dessa modalidade vem as aulas quando e se querem, portanto deve se trabalhar a motivação para que eles compareçam ao menos a aula desse professor motivador.
A Geografia sendo vista como matéria decorativa não é atrativa para os alunos portanto ela deve romper com este esteriótipo. Para tal ela deve fugir do tradicional (descrição de espaços físicos, informações sem sentido e significado) e se perceber que para se chegar a um lugar é necessário se partir de outro lugar ou seja para que um conhecimento seja significativo para o aluno é necessário que parta de algo significativo para o aluno, da sua realidade.
Os conteúdos de geografia devem ser problematizados e não simplesmente despejados sobre os alunos, uma boa metodologia para tal são as saídas a campo em que o aluno pode construir conceitos a partir da realidade observada lendo a paisagem e relacionando a teoria com a prática, mas essa teoria também deve ser trabalhada em sala de aula, pois o aluno precisa sair a campo com conhecimentos do que vai observar. Além da saída de campo o aluno deve aprender os conceitos geográficos como conceito de paisagem que desenvolve a observação, o registro, a análise, a comparação etc., e a cartografia para estudar mapas e posteriormente visitar alguns destes lugares observados no mapa.
Para que a geografia deixe este esteriótipo de matéria decorativa é necessário de perceber que para estimular a leitura o professor deve ser um leitor e isto não é diferente na geografia, além disso ele deve estimular a autonomia do aluno, sendo ou não do EJA, o mais importante não é ensinar o maior número de conteúdos possível e sim, que os alunos aprendam o maior número de conteúdos possível, é necessário que o conteúdo tenha relação com a realidade do aluno, é necessário que haja a interdisciplinaridade para que o aluno aprenda e que embora a saída de campo seja mais complicada do que uma simples aula dentro da sala ela tras resultados melhores e além dela existem diversas fontes para serem trabalhadas dentro da aula como textos, músicas, produções de mapas, etc., e que é necessário que haja dentro da sala de aula espaço para a leitura (interpretação do espaço) e a escrita (representação do espaço) em geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário