quarta-feira, 24 de novembro de 2010

LER E ESCREVER - PORTUGUÊS


NÃO APENAS O TEXTO MAS O DIÁLOGO EM LÍNGUA ESCRITA É O CONTEÚDO DA AULA DE PORTUGUÊS

Paulo Coimbra Guedes    
Jane Mari de Souza


“Ler é produzir sentido; ensinar a ler é contextualizar textos: o leitor atribui ao texto que tem diante de si o sentido que lhe é acessível”






Linguagem

-Produção de texto (discurso): Falamos e escrevemos para produzir determinados efeitos sobre os interlocutores;

- Escolha de recursos lingüísticos de outros falantes e o seu próprio ;

Ensino Tradicional de Língua Portuguesa




- Centrada na listagem de conteúdos;

- Sua utilização é vista de forma dissociada/oposta às práticas cotidianas da língua falada;

- Ensina a escrever apenas redações escolares (todas as disciplinas)

Falsificação das condições de produção da escrita”

- Redações escolares: reprodução e submissão a formalidades estruturais;
- “O autor (o aluno) não quer escrever e o leitor (o professor) não quer ler”
- Não há intencionalidade com o leitor / escreve-se sem o propósito de ter um interlocutor para receber a mensagem que será produzida;

Redações Escolares x Produção de Discursos




- Fazer o uso consciente dos recursos expressivos da língua com a finalidade de produzir efeitos de sentido sobre determinados leitores;

“Para acreditar que o aluno tem algo a dizer é preciso que o professor acredite-se como alguém que tem algo a dizer, [...] o texto escrito pelo professor é pré-requisito para que o aluno escreva seu texto”.

“Escrever faz sentido, [...] tal como ler, escrever é produzir sentido”

Sistematizar a produção de discursos:
* público leitor: para quem estou escrevendo?
* o que tenho/quero dizer a respeito deste assunto?
* diálogo do texto com seus leitores
* orientar e reescrita: repensar o que escreveu, qual é a utilidade desta escrita?

Práticas:
Escrita privada: exercícios para desenvolver a habilidade de escrever, prática de escrita próxima das práticas da língua falada;
Escrita pública: que se direciona ao leitor, compreensão do texto, produção de conhecimento;




A ESCRITA NA AULA DE PORTUGUÊS

- Trabalho com textos / Diálogo é trabalho com textos:

- Antes de questionar os conteúdos (coesão, coerência, estrutura dos parágrafos, introdução-desenvolvimento-conclusão), perguntar o papel do texto no diálogo que participa;

(saber a estrutura; reconhecer a notícia, interpretar a mensagem)

1)     escrever o que sabe, viu, presenciou;
2)     discussão sobre o assunto escrito;
3)     apontamentos (acrescentar, retirar), orientar a reescrita;
4)     “pôr em confronto com a tradição formal de gênero

Escrita:
- Contextos de diálogo da língua escrita / participação nestes contextos;
- Situações-exercícios: atividade intelectual e não atividade braçal da cópia;



O ATO DA LEITURA




- O livro deve dialogar com seu leitor e estar nele representado; (interação e interpretação)

“A leitura é uma experiência profundamente pessoal e resulta da permanente confrontação entre a narrativa do autor e as histórias de vida do leitor”

- Professores devem estimular seus alunos a descobrirem nos livros o gosto pela leitura, pegar o livro nas mãos “e com expectativa, apropriar-se dele e, conseqüentemente, lê-lo”.

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