sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PROJETO GÊNEROS TEXTUAIS




O ensino da leitura e da escrita tradicionalmente consistia no ensino de conceitos e significado de termos, era ensinado primeiro o alfabeto depois as classes gramaticais em seguida o estudo dos termos da oração e o estudo da formação de palavras não dando a devida importância aos gêneros textuais. Mas atualmente eles são considerados importantes na formação de leitores e escritores se inserido no currículo tradicional, além da mudança na maneira que eles são ensinados. Os gêneros eram ensinados em séries mais avançadas quando os conhecimentos anteriormente citados já haviam sendo adquiridos, porém com o tempo foi percebido que o correto seria que eles fossem ensinados logo nas séries iniciais por ser o início da socialização do indivíduo ( os gêneros, nada mais são do que os vários tipos de textos e a função social que cada um representa no estudo das ciências humanas), com a justificativa de que desde cedo estes gêneros fazem parte da nossa vida, de forma significativa, como exemplos podemos citar: quando lemos um jornal, recebemos um panfleto na rua, lemos o cartaz no mural da escola, recebemos um convite pra uma festa, recebemos um e-mail, entre outras. Os gêneros textuais são considerados condições didáticas para se trabalhar o conhecimento de leitores e escritores. Entre os gêneros literários destacamos três para a formulação de nosso trabalho: o gênero narrativo, o publicitário e o instrucional.
            O texto narrativo é importante, pois produz historicidade e o sentido de temporariedade a partir do momento em que cria uma trama que desencadeia em coisas e acontecimentos. Além disso, a narrativa está ligada a forma de apropriação concreta do mundo, mediante a diversidade socioeconômica e cultural das sociedades humanas e a função criativa que visa através da narração criar métodos para dar continuidade ao lido na narrativa. Em nosso projeto este será o última parte para que a criança desenvolva a capacidade de relembrar e escrever o que ocorreu do início ao fim do mesmo e através disto possa também desenvolver a longo prazo (com mais atividades como esta) a reversibilidade.
            O texto publicitário é o texto mais acessível para as pessoas como leitores, pois mesmo que por falta de vontade ou oportunidade não possam ler um livro, revista ou jornal tem acesso a inúmeros panfletos nas ruas, ele desenvolve o uso da escrita de forma significativa, pois sempre pressupõe um leitor e é de fácil escrita, pois não necessita da expressão pessoal do autor, embora pressuponham a utilização da criatividade para criação de slogans, por exemplo.
            O texto instrucional por sua vez tem como função principal instruir para a confecção, uso de algo, realização de tarefas ou atividades profissionais (como consertos) e resolver problemas do cotidiano e de funções especializadas, mas além desta função surge outra: a de ensinar a criança a sintetizar já que geralmente são vistos de forma reduzida. Em nosso trabalho a leitura do texto instrucional tem a função de instruir na confecção, embora todas suas outras funções possam ser atingidas em longo prazo.

OBJETIVO GERAL:

Promover atividades lúdicas e significativas que incentivem o gosto e a compreensão da leitura e escrita em seus diversos contextos cotidianos, bem como aprendizagens que desenvolvam os aspectos cognitivos e sociais.



OBJETIVOS ESPECIFICOS:

- Organizar informações relacionadas a textos prescritivos, percebendo a estrutura do texto;
- Identificar os colegas que possuem ingredientes referentes à mesma receita e montá-la respeitando a seqüência, ingrediente e modo de preparo;
- Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando-se da linguagem oral e escrita, corporal, matemática, etc., para expressar suas idéias;
- Resolver as situações problemas, construindo significados mentais para a construção dos conceitos trabalhados;
- Interpretar e participar dos jogos, levantando hipóteses reflexivas no desenvolvimento das atividades;
- Construir o significado de tipologia textual, a partir da sua utilização em diversos contextos;
- Valorizar a leitura como fonte de informação, aprendendo a fazer uso social da leitura e escrita;
- Registrar suas percepções a respeito das atividades realizadas, diariamente, confeccionando um diário narrativo;
- Montar uma receita, em grupo, respeitando a ordem estabelecida do texto prescritivo;
- Apresentar para os colegas o processo de construção e realização da atividade;
- Ordenar as informações recebidas para montar o brinquedo;
- Confeccionar um brinquedo de sucata, em grupo;
- Escrever um texto informando os materiais utilizados e os passos para a confecção do brinquedo;
- Escrever um texto publicitário fazendo o anúncio do produto confeccionado pelo grupo;
- Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizado, fazendo uso das informações contidas nos textos;
- Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social;
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático, resolvendo as situações propostas pelo grupo, a partir situações cotidianas;
- Participar e expressar-se nas atividades em grupo;

CONTEÚDOS:

- Utilização de diferentes estratégias para identificar as tipologias textuais;
- Formulação de hipóteses sobre a escrita; Uso, Reflexão, Uso;
- Leitura e produção de textos;
- Elaboração de perguntas e respostas;
- Forma e seqüência de textos;
- Resolução de Histórias Matemáticas;
- Participação em situações que envolvem argumentação de idéias e pontos de vista;


ATIVIDADES:

1º AULA:

- Apresentação de texto instrucional (receita) sem identificação do gênero e sem título;
- Análise do texto: Que tipo de texto é este? Qual é o objetivo deste texto? Qual é o título da receita? Quantas partes ele tem? Qual é a função de cada parte?, etc;
- Ordenar as instruções (“modo de fazer”), respeitando a seqüência;
- Atividade em grupo: cada grupo receberá uma receita diferente (bombom de leite em pó, gemada, sanduíche e salada de frutas), devendo analisá-la e posteriormente confeccionar um cartaz referente a mesma. Os grupos também deverão utilizar-se de desenhos como forma de representação dos ingredientes.
- Apresentação: cada grupo irá apresentar a receita trabalhada.
- Ao final das apresentações, haverá uma votação para definir a receita a ser feita na próxima aula.

2º AULA:

- Retomada da aula anterior: lembrar textos trabalhados, função do texto instrucional (neste caso, a receita)
- Quebra-cabeça: Cada criança receberá um cartãozinho com o nome de um ingrediente, devendo identificar a que receita pertence e encontrar outros colegas com ingredientes referentes a mesma
receita. Após a formação dos grupos, receberão cartões recortados, devendo ordená-los respeitando a seqüência correta do “modo de fazer”.
- Em grupos, organizarão os ingredientes e posteriormente farão a receita escolhida na aula anterior.
- Degustação da receita.
- Atividade individual: diário contendo o registro das atividades (texto narrativo e impressões) pessoais acerca das atividades vivenciadas.
Tarefa para casa: pesquisar sobre a importância de cada ingrediente em nossa alimentação (conforme cartão recebido).

3º AULA

- Em grupos, discutir a importância de cada ingrediente e também da receita. Registrar e apresentar para os colegas.
- Texto instrucional “Piorrinha de tampinha”(espécie de pião feito com tampinha de garrafa e palito)/ análise do texto: qual é o objetivo do texto? Quantas partes ele tem?
- Ordenar as instruções.
- Montar o brinquedo e brincar livremente (experimentar)
- Campeonato de piorrinha (montar equipes, combinar regras e forma de pontuação)/Relatório da pontuação.
- Atividade individual: Diário
Tarefa para casa: trazer materiais diversos (sucata) para confecção de um artefato.

4º AULA

- Retomada da aula anterior: leitura espontânea dos registros feitos nos diários.
- Em grupo, criar um brinquedo com as sucatas.
- Produzir um texto instrucional contendo os materiais necessários à montagem do brinquedo, e os passos a serem seguidos para confecção do mesmo.
- Apresentação do brinquedo e do texto instrucional produzido pelo grupo.
- Atividade individual: diário (registro atividades e impressões pessoais).

5º AULA

- Retomada da aula anterior: leitura dos registros.
- Leitura de texto publicitário e análise do mesmo.
- Em grupos: leitura de texto publicitário e posterior identificação do produto (ler o anúncio, descobrir a que produto pertence e etiquetar).
- Criar um texto publicitário (anúncio) para o brinquedo confeccionado pelo grupo.
- Apresentação dos anúncios.
- Colocar preços nos produtos anunciados e produzir histórias matemáticas envolvendo os mesmos.
- Resolver as histórias matemáticas propostas pelo grupo.
- Conversa com o grupo sobre o projeto desenvolvido e sobre os textos trabalhados (narrativo, instrucional e publicitário)-as características e funções de cada texto, as diferenças, etc.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será processual e contínua. Os alunos serão avaliados conforme suas atitudes e desempenho no desenvolvimento das atividades, levando em conta os estímulos e aprendizagens, como também as dificuldades apresentadas. O diário escrito pelos alunos será considerado como instrumento de avaliação, onde a professora irá perceber suas considerações a respeito do conteúdo trabalhado. O intuito principal é acompanhar o desenvolvimento dos alunos quanto ao uso da linguagem oral e escrita, bem como o seu uso social, socialização e interação com os colegas.

Um comentário:

  1. PARABÉNS!!! Amei o texto, as DICAS e a forma como trabalharam os planos de aula durante a semana. A utilização simples, fácil e acessível de cada proposta textual e a forma de ensinar cada um. Muito obrigado por compartilhar, será meu 1º ano ensinando o EJA, e vou assumir uma turma multisseriada(1ª a 4ª série). Gostaria, se fosse possível, de que vocês pudesse me orientar como trabalhar, principalmente com os que ainda estão em fase de alfabetização...por favor, me ajudem!

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